Terapia Ocupacional



Segundo a Organização Mundial de Saúde,  saúde vai muito além da ausência de doenças, significa um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Para as empresas, acompanhar a saúde dos seus trabalhadores  não é só uma questão legal, mas também uma necessidade, uma vez que já está amplamente comprovado que pessoas em estado de bem-estar são mais produtivas e criativas, melhorando também a lucratividade e a competitividade da Empresa.

A  ARTEC  é uma Empresa com rosto solidário que, no âmbito da sua responsabilidade social, têm em conta uma solidariedade sistêmica para com o meio, ao nível social, ambiental, cultural, geracional, global e local, partindo dos seus colaboradores internos e as Empresas da quais ela presta seus serviços.

E o programa de Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador  objetiva realizar ações em benefício da saúde do homem em atividade (trabalho), atuando na prevenção de doenças e acidentes de trabalho, bem como cooperar com o PCMSO , tendo sempre o olhar voltado ao homem e sua saúde integral.



Objetivo Geral

Contribuir com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) ampliando os conceitos da saúde, levando em consideração a saúde emocional do trabalhador e realizando  ações concretas  da responsabilidade social com o meio ambiente e a inclusão social de pessoas em processo de reintegração na sociedade.



Objetivos Específicos

1• Amenizar o desconforto provocado por dores musculares, causadas por tensão e estresse

3• Conscientizar sobre a prevenção de doenças emocionais

4 • Promover  equilíbrio  emocional e espiritual na saúde dos colaboradores

5.   Gerar atitudes de Defesa e Preservação do meio em que atua.



Operacionalização:

Está sendo desenvolvido através Atendimento Grupal, uma vez por semana, na sede administrativa e nos canteiros de obra, através de:  Palestras Educativas,  transmissão de vídeos com Palestras de acordo com o tema do ano, Ginastica Laboral Preparatória,  Massagens, Relaxação e Celebração da Vida dos Aniversariantes do mês.

A Ginástica laboral Preparatória, a qual baseia-se em alongamentos dos vários grupos musculares envolvidos na atividade diária do trabalhador, ocorrendo sempre na primeira hora de trabalho preparando o indivíduo para  a sua  jornada de trabalho e a Massagem dos Membros Superiores (MMSS) e Membros inferiores (MMII) objetivando a redução do stress ocupacional e prevenindo  lesões  por esforço repetitivo e algumas doenças osteo musculares. Ambas, trazem benefícios para a Saúde física e emocional do colaborador, melhorando o ser pessoal e relacional.

 

Desenvolvimento do PCMSO da Empresa:



Palestras Educativas:

5

9



Ginástica Laboral Preparatória:

7

8



Momento Lúdico e Relaxação:

6

1



Coleta Seletiva de Lixo:4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>